uma boca mordendo o choclate

Alimentos que podem manchar os dentes e você nem sabia!

Ter um sorriso branco e perfeito é um dos motivos pelos quais as pessoas mais procuram um dentista. Mas, além do trabalho do profissional, boa parte da preservação da coloração dos dentes é um papel do paciente. Por isso, é importante que você tenha alguns cuidados que vão auxiliar para que os seus dentes não fiquem manchados ou amarelados, inclusive na alimentação!

Nós separamos uma lista com alguns alimentos que podem manchar os dentes, mas, antes de tudo, vale entender qual é o motivo que leva os dentes a ficarem manchados! Existem dois tipos de manchamentos: os extrínsecos (na parte de fora do dente) e os intrínsecos (na parte de dentro do dente).

O dente é formado pela dentina (parte interna do dente) e o esmalte (parte externa do dente). O esmalte, por sua vez, é composto de minerais (97%) e água e, ao ter contato com certos alimentos, ou mesmo se não for higienizado corretamente, pode ficar manchado. Sendo que alimentos com cores mais escuras e/ou alimentos excessivamente ácidos contribuem para que os dentes captem mais os pigmentos.

Quais alimentos que podem manchar os dentes?

Existem diversos alimentos que podem causar manchas, mas trouxemos aqui alguns dos principais que, geralmente, fazem isso por conta de excesso de pigmentação ou pela acidez, que eleva o Ph da boca. É claro que você não precisa deixar de consumir esses alimentos, mas vale saber quais são e, caso manter os dentes branquinhos seja seu objetivo, diminuir a frequência de consumo. Confira:

Alimentos que mancham por conta da coloração:

1) café;
2) chá preto e chá mate;
3) molho shoyu;
4) beterraba;
5) açaí;
6) vinho tinto;
7) suco de uva;
8) blueberry (mirtilo);
9) molho de tomate;
10) chocolate;
11) refrigerante de cola.

Alimentos que mancham por conta da acidez:

12) pastilhas efervescentes;
13) limão;
14) laranja;
15) bergamota (mexerica);
16) abacaxi;
17) bebidas alcóolicas.

Cuidados para evitar manchas nos dentes

Como dissemos acima, você não precisa deixar de ingerir esses alimentos, mas tomar alguns cuidados para manter os dentes sem manchas, como fazer um bochecho com água logo após a ingestão dos mesmos. Isso ajuda a diminuir a acidez na boca, além de eliminar os corantes.

Além dos cuidados mais específicos para o branqueamento dos dentes, a sua rotina deve ter hábitos diários que auxiliam na saúde bucal como um todo. A escovação deve ser realizada após cada refeição e você deve utilizar o fio dental diariamente.

Também é importante consultar um dentista a cada seis meses, para verificar se está tudo dentro do esperado. Caso você esteja incomodado com a coloração dos seus dentes, não confie nas receitas caseiras. O ideal é sempre consultar um profissional para pensar em alternativas de tratamento adequadas para cada situação.

Agora você está pronto para deixar os seus dentes branquinhos! Você já sabia que todos esses alimentos podem mancham os dentes? Deixe um comentário contando para nós! E, é claro, conte com os profissionais da Togni Odontologia para garantir a saúde dos seus dentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Whatsapp