Anestesia dental dói? Entenda como funciona!

Anestesia dental é um procedimento onde o paciente perde momentaneamente a sensibilidade de uma parte da boca, para que aconteça o procedimento dentário necessário sem incômodo para o paciente. Contudo, muitos acham que a aplicação da anestesia dói, além de terem medo dos efeitos colaterais que podem acontecer durante o processo.

Você precisa passar por um procedimento dentário e está com medo da anestesia? Fique tranquilo. Para desmistificar essa questão, nós, da Togni Odontologia, fizemos um texto falando sobre anestesia dental e se ela realmente dói. Quer saber a resposta? Continue lendo!

Tipos de anestesia

Para saber se a anestesia realmente dói, é importante entender quais os tipos de anestesias que existem nos consultórios odontológicos. São dois os tipos de anestesias que podem ser aplicados em pacientes. Entenda um pouco mais sobre elas:

  • Local: é a mais comum nos consultórios dentários. A anestesia é colocada exatamente na região onde será realizado o procedimento. Geralmente feita para procedimentos mais simples, ela dessensibiliza localmente a região e o paciente consegue passar pelo procedimento dentário tranquilo;
  • Geral: usada para casos específicos ou quando o cirurgião dentista julgar necessário. O paciente é sedado por um período de tempo um pouco maior, uma vez que o problema a ser solucionado é mais complexo muito complicado para uma anestesia local. Esse procedimento geralmente é indicado por um cirurgião bucomaxilofacial e realizado por um médico anestesista que acompanha todo o procedimento em um ambiente hospitalar.

Efeitos colaterais da anestesia

Outro fator que muitas pessoas têm medo relacionada à anestesia são os efeitos colaterais que podem acontecer com a aplicação dela. Contudo, esses efeitos são praticamente raros de acontecer.

Um efeito muito comum entre os pacientes é a dormência, além da região da boca e da gengiva. Já que o medicamento sensibiliza onde foi aplicado, ele pode se espalhar para outras partes do rosto.

Mas afinal, anestesia dental dói?

Para resumir, não há como fugir de uma pequena dorzinha da agulha. Como já dissemos, a região pode ficar dolorida e dormente por um período de tempo. Porém, é bom lembrar que essa dor é momentânea e o procedimento vai ajudar a deixar os seus dentes muito mais saudáveis e bonitos!

Para usar a anestesia, o cirurgião dentista deve analisar individualmente cada caso e informar corretamente qual procedimento que deve ser realizado. Outros fatores que devem ser levados em conta antes da anestesia é se o paciente possui alergia, doenças crônicas e se já passou por outros procedimentos odontológicos anteriores.

Por isso, procure um profissional qualificado para fazer uma avaliação a respeito do seu problema! Se você tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco, da Togni Odontologia! Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Whatsapp