dentes de leite

Até quando podem cair os dentes de leite?

Uma fase muito importante para as crianças é a queda dos dentes de leite. Para algumas, isso pode significar um ato de maturidade espontânea do corpo; para outras, ser “banguela” pode ser muito vergonhoso, o que pode causar desconforto para os baixinhos.

Conforme a reação dos pequenos, os pais devem saber como lidar com a situação e aproveitar para instruí-los corretamente, dando todo o apoio que eles precisam. Quando isso começa a acontecer na vida familiar, uma dúvida surge: até quando podem cair os dentes de leite?

Para responder a essa pergunta, fizemos este texto explicando como funcionam os dentes de leite, quais os cuidados necessários e até quando eles podem cair. Confira!

Entenda melhor sobre os dentes de leite

Chamados de decíduos, os dentes de leite são o primeiro conjunto de dentes que aparece na ontogenia humana. A erupção dos dentes na boca se inicia quando ainda somos bebês, em torno de seis meses. Existem casos em que pode ocorrer o nascimento de bebês com dentes. Essa situação deve ser avaliada pelo odontopediatra, pois interfere na amamentação.

Quanto à troca de dentes, esse processo geralmente acontece de maneira natural no crescimento de cada criança. E cada pessoa tem o seu ritmo para o nascimento dos dentes permanentes.

O ideal é não forçar a retirada do dente de leite, pois isso pode trazer problemas permanentes para a arcada dentária. Geralmente, essa troca começa a partir dos cinco e durar até os 12 anos, mas o fator genético pode influenciar essa questão também.

Qual a ordem de perda dos dentes de leite?

Mesmo que cada criança tenha o seu ritmo na troca de dentes, é normal que os primeiros a caírem sejam os da frente e embaixo, seguidos dos superiores da frente, entre os cinco e seis anos.

Seguindo um processo lento, os dentes inferiores e superiores laterais começam a afrouxar a partir dos oito anos. O ideal é que até os 12 anos, os caninos e os molares já tenham começado o processo dos dentes permanentes. Às vezes essa ordem pode ser alterada por questões individuais da criança.

Cuidados necessários

O primeiro cuidado que você deve ter quando notar que um dentinho do seu filho está prestes a cair é levá-lo a uma avaliação profissional. Dessa maneira, o odontopediatra e o ortodontista saberão avaliar corretamente o caso.

O ideal é não forçar a retirada do dente​​, deixar que ele caia quando a criança estiver comendo, escovando os dentes, ou até mesmo quando ela se sentir segura para tirar. No entanto, quando a criança ou os pais ficam inseguros, acabam por deixar passar muito tempo. Dessa forma, o dente pode voltar a ter firmeza na gengiva, e o processo pode ficar cada vez mais difícil para os pequenos.

Assim que acontece a primeira troca do dentinho é muito importante ficar de olho na higiene e alimentação. Evite alimentos quentes e duros e, caso seja necessário, medique para a dor. Se não parar de sangrar, procure um odontopediatra.

E se os dentes de leite não caírem?

Caso a troca dos dentes de leite ainda não tenha começado no seu filho, algumas dicas podem ajudar a entender o problema. Às vezes é necessário um pouco mais de tempo, mas o mais recomendável é a avaliação de um odontopediatra e a solicitação de exames específicos para saber o que está acontecendo com os dentinhos da criança.

Pronto, agora que você já sabe até quando podem cair os dentes de leite, fica mais fácil cuidar da saúde bucal do seu filho! Nossa última dica para que ele tenha dentes saudáveis é escová-los corretamente! Então, aprenda a fazer isso aqui. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Whatsapp