Como cuidar da saúde bucal infantil

Como cuidar da saúde bucal infantil

Cuidar bem dos dentes é uma tarefa que deve ser ensinada para as crianças desde cedo. O ideal é mostrar a importância de uma boa escovação e inserir como um hábito de rotina para evitar o aparecimento de cáries ou até mesmo problemas mais sérios ainda na fase infantil.

Para que essa atividade diária seja prazerosa e divertida para os pequenos, os pais e responsáveis devem ter paciência, criatividade e imaginação na hora de cuidar dos dentinhos.

Para ajudar nessa tarefa, separamos algumas técnicas que podem ajudar e incentivar as crianças a cuidarem da sua higiene bucal. Vamos conferir?

1 – Compre escova de dente dos personagens preferidos deles

Uma tática para criar um clima divertido na hora da escovação é comprar uma escova de dente de algum personagem que a criança goste muito. Não esqueça de observar se a escova é indicada para a idade do seu filho.

Existem também pastas de dente de personagens infantis, mas não esqueça de pedir indicação para o seu dentista de confiança sobre as melhores marcas de escova e de pasta indicadas para os pequenos em função do uso do flúor e de suas diferentes quantidades apresentadas nas marcas

2 – Acompanhe a escovação dos seus filhos

Não existe idade certa para a criança começar a escovar os dentes sozinha.O ideal é que os pais sempre auxiliem a escovação dos pequenos. Aos poucos, a criança vai criando autonomia para realizar essa tarefa sozinha. O tempo que cada criança leva para começar a escovar os dentes sozinha varia, podendo se estender até os dez anos de idade.

3 – Transforme a hora da escovação em um momento alegre

Para fazer da escovação um momento alegre para os pequenos, vale colocar música, criar um concurso do sorriso mais bonito e até criar coreografias para que os pequenos aprendam como o jeito certo de escovar os dentes. Será muito divertido para eles! Além disso, a escovação deve ser um momento em família, que aproxima pais e filhos.

4 – Leve a criança para visitar o dentista regularmente

Desde cedo os pequenos devem saber a importância de visitar o dentista, idealmente o odontopediatra, para conhecer o ambiente odontológico e gerar atitudes positivas em relação ao tratamento, eliminando o medo que muitas crianças têm de dentista. As crianças devem escovar os dentes sempre após as principais refeições, ou seja, três vezes por dia, priorizando a retirada de restos de alimentos dos dentes e da língua. Isso garante o hábito sempre fresco e saudável.

5 – Cuide da alimentação do seu filho

Outra dica bem importante é a alimentação dos seus filhos. Ela deve ser saudável e equilibrada, com quantidade reduzida de açúcar e amido, para não desenvolver ou acelerar problemas bucais.

Poucas pessoas sabem, mas a mastigação estimula o crescimento e o desenvolvimento facial, orientando a posição futura dos dentes permanentes. Por isso, alimentos um pouco mais duros e fibrosos, como a maçã, a cenoura e a pera, favorecem esses estímulos, pois exigem mais dos tecidos.

Viu como é possível que os seus filhos cresçam com dentes saudáveis? Nós, da Togni Odontologia, estamos à sua disposição para esclarecimentos de dúvidas sobre os procedimentos bucais. Quer saber mais informações? Entre em contato conosco ou deixe nos comentários! Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Whatsapp