homem escovando os dentes

Como escovar os dentes corretamente

Se feita da maneira correta, a escovação diária, em conjunto com outros cuidados, ajuda a proteger os dentes e a região bucal, como um todo, de vários problemas. E ainda deixa os dentes mais saudáveis e resistentes, permitindo que você mostre um sorriso limpo e bonito.

A higienização dos dentes é uma tarefa muito importante e, por isso, requer alguns cuidados na sua execução. Se você busca algumas dicas de como escovar os dentes corretamente, veja o que nós, da Togni Odontologia, separamos para você abaixo!

Escolhendo a escova e o creme dental

A limpeza adequada dos dentes significa muito mais do que o simples ato de escovar: é um momento de cuidar de você! Isso tudo começa na escolha da escova e do creme dental mais apropriados, para ajudar nessa tarefa, separamos alguns pontos relevantes na hora de decidir quais comprar:

Escova

A melhor indicação de escova é aquela que possui cerdas macias ou extramacias, pois ela limpa corretamente e não agride as gengivas e os dentes. Além disso, é interessante que a sua escova tenha cabeça pequena e bordas arredondadas, facilitando o alcance em regiões mais profundas da boca.

O ideal é ter um aconselhamento profissional, pois existem muitos tipos de escovas e marcas, mas é importante que elas acompanhem as necessidades diferenciadas de cada pessoa, como a posição de dentes, o formato de cerdas, tamanho da cabeça e formato do cabo, por exemplo.

Outro ponto importante a cuidar é a validade de uma escova de dentes. O ideal, em geral, é trocá-la a cada três meses ou quando ela estiver com as cerdas muito distorcidas. Isso é importante para evitar prejuízos na eficiência da escovação e o acúmulo de bactérias.

Creme dental

Com diversos tipos e marcas de creme dental disponíveis, podemos ficar indecisos na hora de comprar. Contudo, a escolha adequada depende da necessidade de cada paciente. Se você tem sensibilidade ao frio e ao doce acaba por escolher algum produto para reduzir esse desconforto; se você tem mais sangramento, tende a usar um produto para reduzi-lo. O mesmo acontece se você quer deixar seus dentes mais brancos, quando acaba buscando um produto que remova manchas.

Mas, de maneira geral, os cremes dentais que apresentam flúor na composição costumam atender grande parte das necessidades dos pacientes. O que se observa é que cada marca associa algum outro componente para melhorar o resultado, auxiliando na proteção dos seus dentes contra cáries e bactérias. Na dúvida, você deve procurar uma orientação com profissional para adequar à sua necessidade específica.

Como escovar os dentes

Na verdade, não existe a melhor técnica de escovação. O que podemos orientar para facilitar a sua escovação é dividir a sua boca em quatro partes: lados superior direito e esquerdo, inferior direito e esquerdo. Sem pressa, cada parte deve ser escovada aplicando leve pressão com movimentos circulares ou horizontais. Não há preferência por um dos movimentos, mas é importante cuidar no uso da maneira horizontal, pois pode-se acabar aplicando mais força. Além disso, você deve:

  • escovar cada parte por cerca de 30 segundos, fazendo movimentos suaves e curtos para não machucar a gengiva;
  • não aplicar muita velocidade nem força, para não agredir os dentes;
  • lembrar de escovar a parte de trás dos dentes;
  • para finalizar, escovar a língua, já que ela é uma das grandes portadoras de bactérias.

Para manter a boca saudável é recomendável que você escove seus dentes pelo menos duas vezes ao dia, e uma delas deve ser antes de dormir, pois ajuda a prevenir a proliferação de cáries e outros problemas dentários durante o sono.

Cuidados pós-escovação

Se você achava que apenas escovar os dentes era o suficiente para deixar sua boca limpa e com bom hálito, fique sabendo que não! Depois de escovar, é indicado também usar fio dental para completar a limpeza dos dentes. Veja abaixo:

  • Fio dental: ideal para retirar as sujeiras de lugares nos quais a escova não consegue chegar, trabalha principalmente na higienização entre os dentes, retirando restos de alimentos e bactérias que por ali se alocam;
  • Enxaguante bucal: ele é indicado, em alguns casos, para auxiliar no controle da higiene. O dentista indica por algum motivo especial, mas normalmente as pessoas utilizam para auxiliar no controle da halitose e na ação clareadora. Ou ainda, por desejarem adicionar reforço do flúor em bochecho, mas isso deve ser revisado pelo profissional, pois nem todo paciente precisa desse reforço.

Viu como é fácil escovar os dentes corretamente e mantê-los higienizados? A partir de agora é só manter a sua saúde bucal em dia e ir em uma clínica odontológica pelo menos duas vezes ao ano, ou quando seu dentista recomendar um revisão, para avaliar a situação dos seus dentes.

Não esqueça de deixar um comentário abaixo contando o que achou das dicas. E se quiser saber mais, confira também esse conteúdo sobre como ter um sorriso perfeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Whatsapp