Como limpar aparelho fixo: 6 dicas para higiene!

O aparelho ortodôntico fixo é um dos tratamentos mais utilizados para a correção dentária. Quem usa aparelho fixo sabe que deve ter um cuidado muito maior com a escovação dos dentes, da gengiva e do próprio aparelho.

Uma higienização errada pode contribuir para o aparecimento de cáries, placas bacterianas, manchas nos dentes e doenças periodontais (como a gengivite e a periodontite).

No post de hoje, selecionamos 6 dicas para você limpar o seu aparelho fixo com mais facilidade e garantir a sua saúde bucal. Confira!

1. Use uma escova interdental e escova unitufo

Quem possui aparelho fixo pode usar uma escova interdental além da escova de dentes tradicional para limpar corretamente as proximais dos dentes. Já a escova unitufo pode ser usada para a limpeza de interproximais e do contorno gengival.

A escova interdental tem formato que facilita a passagem entre os dentes, uma vez que possui um fio de aço com pequenas cerdas, que variam de tamanho conforme o espaço entre eles. Já a escova unitufo tem uma cabeça bem pequena e com cerdas com formato cônico. Elas é são ideais para limpar justamente as áreas complicadas entre os dentes e os bráquetes.

O uso da escova interdental também é indicado para quem possui implantes dentários, coroas, pontes fixas ou com espaços maiores entre os dentes.
Antes do início da escovação, não esqueça de retirar os elásticos intermaxilares para facilitar o processo de limpeza, dando maior espaço para a movimentação da escova e do fio dental.

2. Escolha uma escova de dentes macia e pequena

Compre uma escova de dentes com cabo reto, cerdas macias ou extra macias, além de cabeça estreita e pequena.
Não esqueça de substituir a escova a cada três meses ou quando as cerdas já estiverem desgastadas.
Outra dica é comprar escovas com cabos lisos ao invés das emborrachadas, que acumulam mais sujeira e contribuem para a proliferação de bactérias.

3. Faça uma escovação correta

O primeiro passo para uma higienização correta é retirar todas as partes removíveis do aparelho, como os elásticos.
A melhor maneira de ter uma boa escovação é cuidando a força, dureza da escova, movimento da escova, pois cada paciente possui suas particularidades. Lembre-se sempre de escovar a língua.

4. Utilize o fio dental

O uso diário do fio dental é essencial para garantir uma higienização completa do seu aparelho ortodôntico fixo, este é utilizado com a ajuda de um passa fio.

5. Finalize a limpeza com enxaguante bucal

Para completar a limpeza, use um enxaguante bucal sem álcool ou uma solução com flúor. Pergunte ao seu dentista de confiança qual a melhor escolha para o seu caso.

6. Evite certos tipos de alimentos

Balas, chicletes e pirulitos não são indicados para quem usa aparelho ortodôntico, principalmente o fixo. O ideal é também evitar comer alimentos duros, gordurosos, com corantes ou grudentos, além de refrigerantes.

Gostou do artigo sobre Como limpar aparelho fixo: 6 dicas para higiene? Nós, da Togni Odontologia, estamos à sua disposição para esclarecimentos de dúvidas sobre aparelhos ortodônticos. Fale conosco e consulte um dentista especializado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Whatsapp