Assim como a escova o fio dental também é indispensável para obter uma correta higienização dos dentes, evitando o aparecimento de doenças periodontais e o aparecimento de cáries. O uso correto do fio dental tem como objetivo ajudar na limpeza dos dentes, onde a escova normalmente não consegue chegar.
No post de hoje, selecionamos 8 dicas de como passar fio dental corretamente para uma higienização mais completa. Confira o que nós, da Togni Odontologia, separamos para você a seguir!
Quais os tipos de fios dentais mais comuns?
Existe no mercado uma série de marcas e tipos de fio dental, cada um com sua indicação, sendo que a escolha depende do que melhor se ajuste às suas necessidades. Dentre os vários tipos temos dois que são básicos, o fio e a fita. O primeiro é formado por vários filamentos de forma cilíndrica, podendo ou não ser encerado e a fita tem o formato mais achado, formado por um único filamento, também podendo ser encerados ou não. Os outros tipos poderão ser indicados pelo especialista conforme a sua necessidade.
Quando usar o fio dental?
O uso ideal do fio dental é sempre logo após cada refeição, e o mais importante é na higienização antes de dormir.
Como passar fio dental corretamente?
Confira o passo a passo que preparamos para você fazer uma higienização mais completa com o auxílio do fio dental:
- Lave as mãos antes e depois de utilizar o fio dental;
- Enrole cerca de 50 cm do fio escolhido ao redor dos dois dedos indicadores ou médios, deixando uns 10 cm entre eles;
- Segure o fio deslizando-o suavemente para cima e para baixo entre os dentes;
- Passe lentamente o fio por toda a base de cada dente até a gengiva. Outra dica é “abraçar” o dente com o fio em um movimento em forma de C;
- Evite forçar o fio contra a gengiva para que ele não se rompa ou machuque-a;
- Para fazer a limpeza corretamente, faça movimentos de trás para frente com o fio, retirando-o do meio dos dentes e jogando fora os resíduos;
- Use uma parte nova do fio para cada dente, evitando levar, restos de placas bacteriana e sujeira de um dente para o outro;
- Quando terminar a limpeza, retire o fio dental e jogue fora.
Para quem não usa diariamente o fio dental, nos primeiros dias a gengiva pode sangrar e incomodar um pouco. Mas fique atento, pois isso também pode indicar que você tem uma inflamação na gengiva. Em casos de sangramentos recorrentes, o recomendável é consultar um cirurgião dentista para verificar se há algum problema mais grave.
Gostou do artigo sobre a importância de passar o fio dental e como fazê-lo? Comente o que você achou e escreva se tiver alguma dúvida. Você também pode gostar deste post sobre Como escovar os dentes corretamente! Até a próxima!