Cuidados com o aparelho ortodôntico: conheça 3 dicas

O cuidado com a higiene bucal e a supervisão periódica de um profissional especializado são indispensáveis para a manutenção da saúde oral. Essas duas atitudes são as principais maneiras de prevenir eventuais complicações. Já no caso de pessoas que utilizam aparelho, os cuidados com o aparelho ortodôntico se tornam mais frequentes por causa das manutenções e dos ajustes no tratamento.

No entanto, a parte que cabe ao paciente também é fundamental no trato com o aparelho dentário. Da mesma forma que aqueles que são bem cuidados conseguem resultados mais eficazes. Por isso, nós, da Togni Odontologia, separamos três dicas para te ajudar a cuidar da sua saúde bucal e do aparelho ortodôntico. Vamos lá?

1 – Higiene dobrada

Todos necessitam ter uma boa higiene bucal, mas as pessoas que usam aparelhos ortodônticos precisam ter um cuidado muito maior. Isso porque as peças do equipamento acumulam naturalmente restos de alimentos e bactérias que devem ser eliminadas constantemente. Ou seja, sempre após uma refeição é necessário escovar os dentes corretamente para eliminar qualquer vestígio que tenha ficado na região.

2 – A escovação perfeita

A escovação correta é a que minimiza de várias maneiras o acúmulo de impurezas na boca. Logo, é indicado que todas as pessoas façam uma limpeza mais detalhada do que a cotidiana. Use o fio dental para retirar os resíduos entre os dentes. Geralmente, as pessoas que utilizam aparelho dentário necessitam de um material auxiliar para passar o fio entre os dentes.

3 – Recomendações para uma boa limpeza

  • Retire todos os elásticos interoclusais e qualquer parte removível de seu aparelho dentário;
  • Limpe completamente o aparelho ortodôntico, utilizando uma escova com pouca quantidade de creme dental. Esfregue em um ângulo de 45 graus, passando a escova ao redor dos arames. Escove desde a parte superior de cada arame e depois desde a parte inferior;
  • Faça a mesma coisa limpando em todas as superfícies dentais, da mesma forma na parte interna quanto externa, movendo a escova até que seja necessário alcançar a parte de dentro dos dentes frontais e os menores;
  • Utilize o Super Floss, passa fio ou escova interdental ou unitufo, conforme indicado pelo dentista, diariamente para higienizar entre os dentes. Enxágue bem e revise os seus dentes. Faça bochecho abundantemente com água, também utilize enxaguante bucal. E pronto!

Viu como é fácil manter a saúde bucal em dia e os cuidados com o aparelho ortodôntico? Se você seguir as nossas 3 dicas, sua boca ficará limpinha sem maiores problemas. Deixe um comentário nos contando o que achou do texto. Você pode gostar também desta aqui: Como escovar os dentes corretamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Whatsapp