dores no dente

Dor de dente: conheça as principais causas!

A dor de dente é um sintoma bastante comum, que pode ser leve, mas também bastante intenso e incômodo. O principal problema desse sintoma é que ele muitas vezes surge de repente, sem sabermos exatamente a sua origem, afinal, são várias as possíveis causas para essa dor. Quer saber mais sobre o que pode estar motivando a sua dor de dente? Confira abaixo!

1 – Cáries

As cáries dentárias são uma das causas mais comuns para as dores, que geralmente surgem quando esse problema já está em estágio avançado. Basicamente, a cárie é uma doença que inicia na parte externa dos dentes (esmalte) e atinge a parte interna (dentina). Essa cavidade pode ir aumentando com o passar do tempo e chegar até as terminações nervosas, causando uma sensibilidade ou até mesmo inflamação ou necrose do dente.

2 – Problemas na gengiva

As doenças gengivais costumam estar ligadas à higienização incorreta e estão entre as maiores causadoras de dores nos dentes. Os dois principais problemas na gengiva são:

• Gengivite, que é uma inflamação na gengiva causada pelas placa bacteriana​s formadas quando a higiene bucal não é feita da forma correta;
  • Periodontite, que é um estágio mais avançado da gengivite, passando a comprometer não só a gengiva, mas também ossos e tecidos de sustentação dos dentes.

Saiba mais em O que é gengivite? Conheça os sintomas e como tratar!

3 – Sensibilidade

A sensibilidade nos dentes também é bastante comum e, apesar de parecer que não, pode causar dores bastante intensas. A escovação incorreta, o consumo excessivo de alimentos ácidos e a retração da gengiva são as principais causas da sensibilidade.

Qualquer um destes três motivos podem gerar desgaste no esmalte do dente, fazendo a dentina ou a própria raiz radicular do dente ficarem expostas e, consequentemente, deixando as terminações nervosas mais desprotegidas e causando incômodos na região.

4 – Dentes sisos

Os dentes sisos, que são motivos de medo e incômodo para muitas pessoas, podem causar dor quando estão “nascendo”. A dor pode ocorrer pelo fato de a pele se “rasgar” para que ele erupcione, como também pela falta de espaço ou mau posicionamento dos dentes, prejudicando a correta higienização. Isso pode gerar pressão sobre os dentes ao redor e até mesmo aos tecidos, causando inflamações.

5 – Bruxismo

O bruxismo é o hábito, geralmente inconsciente, de apertar e ranger os dentes, que se dá principalmente durante o sono. Esse movimento involuntário pode causar dor e desgaste nos dentes, assim como dores na cabeça, no pescoço e na articulação temporomandibular. Muitas vezes o incômodo surge sem um motivo aparente e é preciso uma avaliação clínica para desvendar a origem desse problema e tratá-lo

Conclusão

Essas são as principais e mais frequentes causas de dor de dente, mas ainda podem existir outras mais específicas. Portanto, lembre-se que para ter o diagnóstico correto e, principalmente, para entender e tratar a causa da sua dor, é preciso consultar um profissional! Conte com a Togni Odontologia para ter a confiança e qualidade de atendimento que você precisa. Entre em contato conosco e marque sua avaliação!