Gengiva inchada: o que pode ser? 5 possíveis causas

A gengiva inchada é um dos sintomas mais comuns relatados em visitas ao consultório do dentista. Esse sintoma, muitas vezes, pode vir acompanhado de vermelhidão, sangramento e dor constante e, por isso mesmo, traz um certo medo ao paciente. As causas para esse problema são diversas, e podem ir desde alergias e mudanças hormonais até doenças bucais.

Para que você entenda melhor, nós, da Togni Odontologia, separamos cinco causas para a sua gengiva inchada. Quer saber mais? Confira abaixo!

1 – Tabagismo

O fumo é um alto fator de risco para doenças gengivais. Então, pacientes fumantes devem saber que são propensos a terem doenças gengivais severas e até apresentarem perdas dentárias com mais frequência do que pacientes não fumantes. Em algumas situações agudas, o paciente pode apresentar infecções localizadas em alguns dentes ou em vários, além de dor e sensibilidade.

2 – Alergias e baixa de imunidade

Em alguns casos, a gengiva inchada, com alteração de cor e sintomas dolorosos, também pode estar associada a reações alérgica a determinados produtos e alimentos. Esse tipo de resposta pode ocorrer após o uso de alguns enxaguantes e cremes dentais, assim como alimentos ácidos, bebidas ou qualquer substância com corantes ou componentes mais agressivos.

Isso varia de caso para caso, portanto é importante ter um acompanhamento mais detalhado da alimentação para descobrir a origem do problema. Em alguns casos em que a gengiva apresenta algum tipo de lesão, os pacientes acreditam ser alergias, no entanto, podem ser situações em que a gengiva só está manifestando baixa de imunidade. Nesse caso, o dentista deve ser procurado!

3 – Produção hormonal

Durante alguns períodos como gravidez, puberdade, menstruação e menopausa, a produção de hormônios é alterada. Essas condições podem favorecer menor resposta de defesa na gengiva que, consequentemente, pode deixá-la inchada e propensa a doença inflamatória.

4 – Higiene bucal incorreta

Por causa da falta ou má higienização, a boca pode acumular restos de alimentos que não são removidos corretamente em um determinado espaço de tempo podem incomodar. Com isso, criam-se camadas viscosas de alimentos entre os dentes e a gengiva, podendo inchar e incomodar por um bom tempo. Uma das melhores formas de evitar esse problema é saber como escovar os dentes corretamente.

5 – Gengivite

E, por último, o problema mais comum que pode deixar a gengiva inchada: a gengivite! Essa inflamação costuma causar muito incômodo e até sangramento ao escovar os dentes. Qualquer pessoa pode ter esse problema, mas os sintomas se agravam quando não costuma-se fazem uma higiene bucal adequada, podendo evoluir para doenças mais sérias.

Saiba mais em: O que é gengivite? Sintomas e como tratar!

Como resolver o seu problema?

Agora que falamos sobre algumas possibilidades de causas de gengiva inchada, orientamos que você procure um dentista. O profissional analisará seu caso individualmente durante a avaliação e fará algumas perguntas relacionadas ao seu dia a dia para entender melhor o seu quadro clínico. Com isso, saberá distinguir qual é realmente seu problema e aplicará o tratamento correto. Uma dica é anotar os sintomas que você sentir para conversar sobre eles com o dentista.

Gostou das dicas? Agora você já tem alguma informação sobre o que pode estar causando a sua gengiva inchada. Mas, como falamos acima, conte sempre com ajuda profissional para ter um tratamento adequado e ficar livre de sintomas incômodos, garantindo a sua saúde bucal. Até a próxima!