O que é bruxismo? Sintomas e tratamento!

Causado por estresse, nervosismo, concentração ou até mesmo durante o sono, o bruxismo é o ato de ranger, apertar, comprimir os dentes durante o dia ou, nos casos mais comuns, durante a noite, enquanto dormimos.

Justamente por causa disso, podemos dividir o bruxismo em dois tipos: o bruxismo em vigília e o do sono. No caso, o primeiro acontece enquanto estamos acordados e o segundo, como o próprio nome já diz, acontece durante o nosso período de sono.

Essa desordem funcional não tem um completo entendimento pelos especialistas, mas os seus sintomas são sempre muito aparentes e claros. Se você acha que está tendo bruxismo, fique calmo, abaixo, vamos dar dicas sobre como tratar e quais são os sintomas para essa doença. Confira!

Sintomas do bruxismo

Por manter os músculos do rosto pressionados por muito tempo em uma mesma posição, os sintomas do bruxismo geralmente estão relacionados a problemas e dores na face. Os sintomas mais comuns entre as pessoas que têm bruxismo são desconforto facial e dores de cabeça. Outros sintomas que também são comuns são:

  • aumento da sensibilidade dentária;
  • dificuldade de abertura e fechamento mandibular;
  • dentes trincados, fraturados e até soltos;
  • ranger ou apertar dentes;
  • dores de ouvido;
  • recuos de língua.

Mesmo sendo considerado um distúrbio, o bruxismo também pode ser consequência de outras doenças, como ansiedade, depressão e estresse. Outro fator que pode agravar essa desordem funcional é o uso de substâncias estimulantes, como cafeína, álcool e nicotina.

Como tratar o bruxismo?

Mesmo sabendo de todos os sintomas, o ideal para começar um tratamento é fazer um acompanhamento clínico para entender melhor o paciente e quais são suas condições. Além disso, com esse procedimento pode destacar outros transtornos que paciente pode ter.

Mesmo assim, o principal objetivo do tratamento do bruxismo é evitar o ranger dos dentes e reduzir ao máximo a dor da pessoa que está passando por esse distúrbio através do ajuste da oclusão. O método mais comum é a utilização de placas interoclusais e aparelho ortodôntico.

Essas placas conseguem fazer a pessoa controlar a contração dos dentes, principalmente durante o sono. Se o caso for de bruxismo em vigília, o ideal é ficar de olho em tensões psicológicas já que o bruxismo é sintoma de algumas doenças.

Para ter certeza da origem do problema, é muito importante consultar um cirurgião dentista. Somente esse profissional poderá direcionar e indicar o tratamento correto para cada tipo de paciente. Por causa disso, nós, da Togni Odontologia estamos aqui, para auxiliar você!

Caso tenha alguma dúvida a respeito ou queira marcar um horário para tratar os seus dentes, fale diretamente conosco. Esperamos que esse texto tenha ajudado você a entender melhor sobre o bruxismo, sabendo quais são os seus sintomas e tratamentos. Não hesite em nos contatar! Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Whatsapp