gengivite o que é

O que é gengivite? Conheça os sintomas e como tratar!

A gengivite é um problema bucal bastante comum. Consiste, basicamente, de uma inflamação na gengiva, com alguns sintomas incômodos que levam as pessoas a perceberem que algo não está certo. Quer entender melhor os sintomas da gengivite e qual é o tratamento indicado? Então confira o post que nós, da Togni Odontologia, preparamos para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é a gengivite?

Como falamos acima, a gengivite é uma inflamação na gengiva, que é causada pela placa bacteriana​. Essa placa é uma película viscosa, contendo diversos tipos de bactérias, que se forma e adere aos dentes e à gengiva quando a higiene não é feita de forma adequada . Pode, em grande parte das situações, apresentar tártaro associado.

A gengivite é considerada o estágio inicial de doenças bucais. Quando mais grave, passa a ser periodontite, comprometendo não só a gengiva, como também o osso e tecidos de sustentação dos dentes. Isso significa que, em um estágio avançado, essa inflamação pode causar danos irreversíveis​, como a danificação da estrutura dos dentes e até mesmo a perda destes.

Além disso, há situações em que a gengiva pode ser a primeira forma do corpo mostrar que algo não está saudável, não somente na sua boca. Ela pode indicar baixa de imunidade, infecção, alterações sanguíneas ou alguma doença, como a diabetes. É por isso que se recomenda, ao notar os sinais da gengivite, procurar um especialista para prevenir o problema ainda no início​.

Para você entender melhor, separamos abaixo os principais sintomas da gengivite:

Quais são os sintomas da gengivite?

Os sintomas identificados na gengiva com mais frequência são:

  • vermelhidão;
  • inchaço;
  • sensibilidade;
  • pequenos sangramentos (durante a escovação, principalmente);
  • retração da gengiva ou dentes parecendo aumentados e longos;
  • inchaço na gengiva entre os dentes;
  • mau hálito ou gosto ruim na boca.

Como tratar a gengivite?

Se você identificou um ou mais desses sintomas, o próximo passo é procurar um dentista. O diagnóstico é clínico ​e, como falamos acima, quanto antes for feito, melhor será! O profissional vai orientar sobre a escovação, com a indicação específica de escovas adequadas para cada área e o uso correto do fio dental, além de oferecer alternativas para tratar e controlar a infecção​.

Em geral, a limpeza profissional através da raspagem gengival se faz necessária para remoção dessa placa bacteriana​ e do tártaro, como também o acompanhamento dessa gengiva até ficar saudável.

Dicas de prevenção

O principal modo de prevenção da gengivite é uma higiene bucal bem feita que, combinada a algumas atitudes do dia a dia, podem ser decisivas para prevenir futuros problemas​. As principais atitudes que você pode – e deve – tomar, são:

  • evitar fumar cigarros​ e qualquer outra forma de tabaco;
  • escovar os dentes​ após todas as refeições. Caso ache necessário, peça orientação ao seu dentista sobre a forma correta de fazer a escovação e quais instrumentos mais adequados;
  • use o fio/fita dental diariamente​, mas com cuidado para não ferir a boca;
  • se alimente corretamente, diminuindo a quantidade de alimentos e bebidas doces e ácidos;
  • avalie se alguns medicamentos que você toma por motivos médicos não estão causando alterações na boca;
  • tenha rotinas de saúde saudáveis e atitudes de qualidade de vida, respeitando seus horários de sono, de trabalho, de lazer, de refeições e minimizando as situações de estresse;
  • vá ao dentista regularmente​, conforme ele indicou o retorno específico para o seu caso, e faça a limpeza profissional como medida preventiva.

Vale levar essas dicas de prevenção para seus amigos e familiares​, lembrando a importância da higiene bucal. E, claro, caso tenha se identificado com os sintomas de gengivite, procure já um dentista ​para solucionar o seu problema e não deixe que ele acabe piorando. Conte com os profissionais da Togni Odontologia para saber mais sobre os tratamentos. Entre em contato conosco para marcar uma avaliação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Whatsapp