aparelho ortodôntico

Tipos de aparelhos ortodônticos: conheça os principais!

Utilizado para corrigir os dentes tortos e desalinhados, o aparelho odontológico também é um instrumento para quem precisa corrigir a oclusão dentária. Mas, mesmo servindo para essas especificações, muitas pessoas não sabem que para cada problema relacionado aos dentes existe um aparelho dental específico para cada funcionalidade.

Para explicar um pouco mais sobre os tipos de aparelhos ortodônticos, preparamos este texto contendo os principais, assim, você ficará bem informado sobre o assunto. Vamos conferir?

Aparelho tradicional

Um dos aparelhos odontológicos mais usados é o tradicional, também chamado de fixo. Ele serve para promover o alinhamento dos dentes a partir da força mecânica dos braquetes com os arcos. Com a ajuda das famosas “borrachinhas”, a estrutura dentária vai se ajustando para que os dentes façam as movimentações necessárias.

Aparelho fixo estético

Se a estética do aparelho fixo for um problema, existe a versão alternativa do modelo tradicional. Com a mesma funcionalidade, o chamado aparelho fixo estético possui esse nome por causa da coloração praticamente invisível nos dentes.

Isso ajuda a esconder aquele cinza metálico da boca, melhorando assim o visual quando a pessoa sorri. Os materiais que podem ser usados no aparelho fixo estático são: policarbonato, cerâmica ou mesmo safira.

Você pode gostar: conheça a técnica de dentes de contato dental!

Aparelho lingual

Como explicamos acima, o aparelho fixo possui a funcionalidade de promover o alinhamento dos dentes. No caso do aparelho lingual não é diferente, contudo, a sua forma de fazer isso se modifica, uma vez que os braquetes são colocados na parte interna dos dentes.

O aparelho entra em contato com a língua, mas fica invisível na parte frontal dos dentes. Esse instrumento é muito usado por pessoas que praticam esportes de contato, como as artes marciais, por exemplo.

Aparelho móvel

Para corrigir pequenas movimentações da arcada dentária, o aparelho móvel é indicado para crianças de até 12 anos, que precisam colocar os seus pequenos dentes na posição correta, mesmo sendo fixos ou de leite. Outro uso muito comum do aparelho móvel é para aqueles que já fizeram a retirada do aparelho fixo e precisam evitar que os dentes voltem para o lugar que estavam antes.

Aparelho expansor de palatino

Muitas pessoas possuem o palato pequeno, popularmente chamado de céu da boca, e precisam usar o aparelho expansor de palatino para evitar o desalinhamento dos dentes durante a mordida. Esse caso é muito comum nas crianças e, por isso, deve ser tratado logo quando descoberto. Caso o problema seja identificado somente na idade adulta, a única maneira de resolver a chamada mordida cruzada é através de procedimento cirúrgico.

Por causa disso, é fundamental sempre visitar o seu dentista para identificar com rapidez qualquer problema em sua estrutura dentária. Outra dica muito importante é estar sempre em dia com a higienização da boca. Quer saber como fazer? Confira o nosso conteúdo sobre como escovar os dentes corretamente clicando aqui e saiba mais! Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Whatsapp