Tipos de próteses dentárias: conheça as principais!

As ​perdas parciais ou totais de dentes ​ocorrem por diferentes motivos, como cáries, fraturas, doenças na gengiva, extrações ou até mesmo traumatismo de dentes permanentes. Em muitos desses casos se faz necessária a colocação de próteses para substituir os dentes comprometidos por​ questões estéticas ​e para ​recuperar funções mastigatórias e fonéticas​.

Existem diversos tipos de próteses ​que podem ser utilizadas pelo seu dentista e cada uma delas atende a uma necessidade específica​. Para você entender melhor, nós, da ​Togni Odontologia​, vamos explicar abaixo quais são os principais tipos de próteses dentárias e para que servem. Confira!

Prótese total

Essa prótese é a mais conhecida e ​você provavelmente a conhece pelo nome de “dentadura”​. É indicada quando ocorre a perda total dos dentes de uma ou das duas arcadas dentárias, sendo que na maioria dos casos não envolve nenhum tipo de cirurgia. Esta prótese ​deve ser removida pelo paciente para limpá-la, podendo ser incômoda.

Prótese total
Fonte: Profissão Dentista

Prótese parcial removível

Esse tipo de prótese pode ser conhecido como “ponte móvel” e ​é indicado para quem perdeu um ou mais dentes​. São confeccionadas com procedimentos mais simples pelo cirurgião dentista, podendo ser feitas em acrílico, geralmente de forma provisória, ou em estrutura metálica, que oferece maior suporte, estabilidade e retenção na boca. Esta também deve ser removida pelo paciente para higienização.

Prótese parcial removível
Fonte: Yellow Pages

Prótese parcial fixa

Também ​conhecida como “ponte fixa”, “coroa” ou “pivô”​, é indicada para pacientes que perderam um ou mais dentes, mas que têm espaço e condições mínimas de estrutura de dente para a confecção da prótese. Pode ser uma estrutura inteira, utilizando os dentes do lado da perda para substituir o dente faltante, ou um estrutura única, utilizando a raiz ou o dente remanescente.

Neste tipo de prótese é realizado um desgaste, que pode ser feito nos dentes de apoio, para “prender” as estruturas, ou no dente a ser substituído. Esta é cimentada pelo cirurgião dentista, não sendo possível remoção para higienização.

Prótese parcial fixa
Fonte: Mulpix

Próteses sobre implantes

O ​implante dentário é um procedimento cirúrgico no qual é colocado um material biocompatível que servirá de suporte para a colocação de uma prótese em substituição a perdas dentárias, restabelecendo a função mastigatória, estética do paciente. O tipo de prótese depende da necessidade do paciente, mas elas podem ser:

  • Prótese fixa unitária ou múltipla;
  • Overdenture (substituição de próteses totais, sendo essa uma forma removível)
  • Protocolo (substituição de próteses totais, sendo essa uma forma fixa).
Prótese sobre implantes
Fonte: Studio Dentistico Longato

A importância de consultar um profissional

Como você pode perceber, ​são várias opções de tratamento para a substituição de perdas dentárias. A escolha de qual é a melhor prótese para cada paciente é feita por um profissional que vai avaliar diversos aspectos para que a qualidade de vida seja sempre melhorada. Portanto, em qualquer que seja o caso, ​não deixe de consultar um profissional especializado ​e garantir que você estará fazendo o tratamento correto!

Agora você já está orientado para ser melhor atendido. Caso necessite de uma prótese dentária, conte com a ajuda dos profissionais qualificados da​ Togni Odontologia e garanta um sorriso perfeito. ​Entre em contato conosco​ e marque a sua avaliação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Whatsapp