As perdas parciais ou totais de dentes ocorrem por diferentes motivos, como cáries, fraturas, doenças na gengiva, extrações ou até mesmo traumatismo de dentes permanentes. Em muitos desses casos se faz necessária a colocação de próteses para substituir os dentes comprometidos por questões estéticas e para recuperar funções mastigatórias e fonéticas.
Existem diversos tipos de próteses que podem ser utilizadas pelo seu dentista e cada uma delas atende a uma necessidade específica. Para você entender melhor, nós, da Togni Odontologia, vamos explicar abaixo quais são os principais tipos de próteses dentárias e para que servem. Confira!
Prótese total
Essa prótese é a mais conhecida e você provavelmente a conhece pelo nome de “dentadura”. É indicada quando ocorre a perda total dos dentes de uma ou das duas arcadas dentárias, sendo que na maioria dos casos não envolve nenhum tipo de cirurgia. Esta prótese deve ser removida pelo paciente para limpá-la, podendo ser incômoda.

Prótese parcial removível
Esse tipo de prótese pode ser conhecido como “ponte móvel” e é indicado para quem perdeu um ou mais dentes. São confeccionadas com procedimentos mais simples pelo cirurgião dentista, podendo ser feitas em acrílico, geralmente de forma provisória, ou em estrutura metálica, que oferece maior suporte, estabilidade e retenção na boca. Esta também deve ser removida pelo paciente para higienização.

Prótese parcial fixa
Também conhecida como “ponte fixa”, “coroa” ou “pivô”, é indicada para pacientes que perderam um ou mais dentes, mas que têm espaço e condições mínimas de estrutura de dente para a confecção da prótese. Pode ser uma estrutura inteira, utilizando os dentes do lado da perda para substituir o dente faltante, ou um estrutura única, utilizando a raiz ou o dente remanescente.
Neste tipo de prótese é realizado um desgaste, que pode ser feito nos dentes de apoio, para “prender” as estruturas, ou no dente a ser substituído. Esta é cimentada pelo cirurgião dentista, não sendo possível remoção para higienização.

Próteses sobre implantes
O implante dentário é um procedimento cirúrgico no qual é colocado um material biocompatível que servirá de suporte para a colocação de uma prótese em substituição a perdas dentárias, restabelecendo a função mastigatória, estética do paciente. O tipo de prótese depende da necessidade do paciente, mas elas podem ser:
- Prótese fixa unitária ou múltipla;
- Overdenture (substituição de próteses totais, sendo essa uma forma removível)
- Protocolo (substituição de próteses totais, sendo essa uma forma fixa).

A importância de consultar um profissional
Como você pode perceber, são várias opções de tratamento para a substituição de perdas dentárias. A escolha de qual é a melhor prótese para cada paciente é feita por um profissional que vai avaliar diversos aspectos para que a qualidade de vida seja sempre melhorada. Portanto, em qualquer que seja o caso, não deixe de consultar um profissional especializado e garantir que você estará fazendo o tratamento correto!
Agora você já está orientado para ser melhor atendido. Caso necessite de uma prótese dentária, conte com a ajuda dos profissionais qualificados da Togni Odontologia e garanta um sorriso perfeito. Entre em contato conosco e marque a sua avaliação!